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O modelo utilizado como berço para a TS65
Trata-se de uma variação do tradicional Ugly Stick e destina-se a desmistificar a utilização de microturbinas em aeromodelismo.
Vejamos:

1- A turbina brasileira é de baixo custo em relação às existentes no mercado internacional.

2- A sua operação é extremamente simples o que permite o seu uso por qualquer aeromodelista mediano.

3- A turbina hoje apresentada é um protótipo que está construído com materiais para temperatura mais baixa que a máxima de projeto o que reduziu seu empuxo. Isto aliado à altitude de São José dos Campos (cerca de 700m) e considerando ainda que estamos no verão, estamos operando com um empuxo um pouco acima de 2 quilos e mesmo assim ela está voando muito bem no Turbo Stick; que está com um peso total de 4,5 quilos.

4- Este modelo e esta turbina demonstram que para voar uma turbina não há necessidade de modelos extremamente velozes e pesados. O turbo stick é simples, não tem trem retrátil e sua pilotagem está ao alcance de qualquer aeromodelista capaz de pilotar o stick original. A única adição ao stick original foi o freio, que é mecânico, acoplado ao profundor. Até o rádio está utilizando apenas 4 canais embora necessite ser programável.

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TS-65 Turbina
O Micro Turboreator desenvolvido pelo eng. Milton de Souza Sanches. Trata-se da primeira Microturbina de Projeto e concepção totalmente Brasileiros, voltada primordialmente para aplicação em aeromodelos.
Suas versões futuras poderão ter outros usos em função de necessidades e da potência que vier a ser desenvolvida.
É um turbojato com compressor centrífugo de um estágio, câmara de combustão anular e turbina axial de um estágio.
Por ser um projeto 100% nacional não utiliza ao contrário da maioria das microturbinas já existentes no mercado internacional, componentes adaptados de turbo - compressores automotivos.
Todos os seus componentes foram projetados e construídos no Brasil.
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Veja também em www.turbomil.com.br
Bancada Labjet
Trata-se de Bancada Didática para fins de orientação e familiarização, com um turboreator a gás.
Desenvolvida pelo mesmo eng. Milton de Souza Sanches
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